quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Absinto Forever!!

Segue abaixo um pouco da história do absinto uma bebida q eu sou praticamente viciado (quase) mais e muito bommmmmmmmmm.

A tonalidade verde do Absinto remete à Belle Époque, o efervescente período que marcou o início do século XX, sob o resplendor da Revolução Industrial e do revolucionário levante artístico que marcou osurgimento do Romantismo. Época da vida boêmia pelos cafés e bulevares da Paris que renascia a cada dia.E o absinto passou a ser conhecido como La Fée Verte ou The Green Fairy, a fada madrinha da nova expressão artística que ali surgia.


Apesar de ser sempre relacionado à França, o Absinto é uma criação suíça. Destilados, seus ingredientes compõem-se de anis e uma diversidade de ervas em que se destaca a Artemisia absinthium, responsável pela polêmica em volta do absinto, por conter substâncias alucinógenas.

A história do absinto começa em 1792, quando o médico e monarquista francês Pierre Ordinaire,exiladona Suíça, utilizou a planta Artemisia absinthium para fabricar uma poção digestiva.Poucos anos depois,ele adicionou álcool à fórmula para potencializar seus efeitos.

O medicamento do doutor Ordinaire tornou-se coqueluche na suíça e rapidamente atravessou fronteiras.Já carregava nessa época uma forte dose de mitologia. Espalhou-se que suas virtudes iam muito além da cura dos males do estômago, tornando seus usuários mais bem-dispostos para o trabalho. Por causa de seus poderes milagrosos e da sua cor esverdeada, os mais entusiasmados apelidaram-no de Fada Verde.

Nas horas de descanso, Toulouse-Lautrec não deixava de dar suas bebericadas. Oscar Wilde e Paul Verlaine escreveram poemas em seu louvor. Degas, Manet, Van Gogh e Picasso fizeram o mesmo e seus quadros.Na antiguidade, o Absinto era um precioso elixir medicinal recomendado por ninguém menos que o filósofo Hipócrates e o matemático Pitágoras.

Curiosidades sobre o Absinto

O absinto foi proibido por muitos anos na maioria dos países,voltando recentemente à legalidade.
A simples mistura com água ou álcool, das ervas que compõem o absinto,resulta num líquido extremamente amargo.
Essa mistura amarga, ao ser destilada, adquire um sabor agradável, marcante. Seu aroma remete a anis, à losna e outras ervas aromáticas.
Com teores alcóolicos de até 54%, a Fada Verde, como é chamadapor seus entusiastas, não brinca em serviço.
O absinto é uma bebida que favorece os processos criativos,sendo muito apreciada por artistas,poetas, escultores.Os pensamentos fluem com facilidade, emoções ocultas sob o manto
de preocupações diárias vêm à tona.
O absinto tem propriedades especiais.... veja por si mesmo.


Um comentário:

Anônimo disse...

onde eu consigo comprar, vc sabe?me manda um e-mail se souber teuguimas@hotmail.com

brigada ai
teresa